23 de junho de 2011

Decepções na Fórmula 1 e no Bernabéu

  • Fórmula 1
O touro vermelho, símbolo da Red Bull, agora tem motivos para se enfurecer. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proibiu o mapeamento de motor entre o treino de classificação e a corrida propriamente, e tal medida já vale para o próximo GP em Valência, realizado nesse domingo (26/06). A RBR sempre fazia mudanças na configuração mecânica de seus motores no intervalo entre a classificação e a corrida, por isso a escuderia austríaca irritou-se com as medidas da FIA, e queixou-se que estão querendo parar o incrível desempenho de Sebastian Vettel nessa temporada.

Outra mudança sensível é a proibição do fluxo de gases do escapamento para o difusor quando o piloto não estiver acelerando. Porém tal regra começará a valer somente a partir do GP de Silverstone, na Inglaterra. Essa medida ajudava que os carros mantivessem sua aerodinâmica mais equilibrada ao longo da disputa.

O consultor da escuderia, Helmut Marko, expôs sua opinião e garantiu ainda que a RBR não vai se abater em virtude dessas proibições mais do que diretas a escuderia:

- Inovações como o difusor duplo e o duto de ar foram proibidos no fim da temporada. Agora, nós estamos vendo isso acontecer no meio do ano. É muito estranho. Eu diria que é uma forma de parar o domínio de Vettel e da RBR. Mas não seríamos a RBR se não estivéssemos preparados.

E quanto ao próprio Vettel? Bem, o alemão não aparenta estar mais preocupado com as mudanças do que está com o rebaixamento de seu time de futebol alemão, o Eintracht Frankfurt, na Bundesliga.

- Isso não me preocupa. Eu acredito que temos o melhor carro de forma geral e isso não depende de apenas um componente. Qualquer um que acredite que a RBR tenha uma desvantagem maior vai se surpreender.

Photobucket

  • Futebol

Nem Raúl nem Guti voltarão ao saudoso estádio Santiago Bernabéu, ao menos não no início da temporada 2011/2012 como era previsto. Primeiro o Real Madrid havia convidado o Schalke 04, da Alemanha, para disputar o Troféu Bernabéu, uma torneio amistoso constituído de somente uma final entre o time da casa e algum convidado especial. Contudo a agenda do time de Gelsenkirchen impossibilitou sua participação no Troféu Bernabéu, e conseqüentemente a volta de um dos ídolos do clube ao estádio, o “capitão” Raúl.

A torcida merengue ficou decepcionada, e lá foram os dirigentes do Real Madrid buscar uma solução para esse perrengue. A segunda opção foi chamar o Besiktas, da Turquia, onde outro jogador marcante para o clube joga, Guti. E mais decepções para os torcedores do clube madrileño, uma vez que, também em virtude da participação da equipe na Europa League, a data para o amistoso não é compatível.

Sem Raúl nem Guti de volta a sua “casa”, o Real Madrid fechou acordo com o Galatasaray, que é convidado pela primeira vez a participar do Troféu Bernabéu. O novo jogador do time turco, Ujfalusi, já passou pelo rival Atlético de Madrid, o que talvez sirva para apimentar um pouco o amistoso. Mas nada comparado a ver o artilheiro Raúl, ou o genioso Guti, pisando novamente no gramado do Bernabéu. Só resta esperar outra oportunidade para esse aguardado reencontro.

Photobucket
(Raúl e Guti, uma parceria no futebol que durou vários anos enquanto ambos jogavam no clube merengue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário