Após uma satisfatória seqüência de partidas em território nacional (a Seleção comandada por Bernardinho venceu 5 de 6 disputas), o Brasil iniciou o jogo contra os Estados Unidos focado em conquistar uma vaga para a fase final da Liga Mundial 2011.
Os americanos iniciaram o 1º set mais relaxados e logo abriram 3 a 1, porém com o experiente Giba no saque o Brasil conseguiu passar a frente no placar. E algo que parecia que iria desestabilizar a Seleção Brasileira acabou sendo um acaso benéfico: logo após os brasileiros virarem o jogo, o oposto Leandro Vissotto sentiu uma fisgada na virilha esquerda, e para se poupar teve que ser substituído por Theo, que teve uma ótima atuação na partida dessa sexta-feira. Giba parecia estar se irritando com os atletas estadunidenses, o que para a sorte dos brasileiros resultou em boas jogadas do ponteiro, e justamente em um ataque feroz seu o Brasil foi para o 1º tempo técnico com 8 a 6. A vantagem brasileira permaneceu até a passagem do jogador norte-americano Stanley no saque, que permitiu o empate para o time da casa. E novamente as habilidades no saque fizeram a diferença, mas dessa vez no lado brasileiro, com Bruninho, e após duas defesas espetaculares de Giba, o Brasil fechou o 1º set: 25 a 21.
A segunda parcial foi marcada por oscilações do time de Bernardinho. A principio o Brasil deslanchou na frente com Theo no saque, conseguindo emplacar 4 a 0 contra os estadunidenses. Mas a reação dos EUA não tardou a acontecer, 4 a 4 no placar, e tudo igual em Tulsa. Os brasileiros voltaram a conseguir um alívio na pontuação com a passagem de Lucão no saque, quebrando a recepção norte-americana, e forçando o técnico Alan Knipe a pedir tempo técnico para diminuir o placar de 11 a 5. Mas a parada estratégica não possibilitou a virada, e com uma bola fora de Stanley a Seleção Brasileira fechou o 2º set: 25 a 20.
Em um início de set mais acirrado que os anteriores, o 1º tempo técnico do 3º set demonstrava a disputa ponto a ponto: 8 a 7 para o Brasil. O equilíbrio entre seleções permaneceu no decorrer da parcial, até que os Estados Unidos abriram 3 pontos de vantagem: 13 a 10. Bernardinho pediu tempo, quebrou a boa seqüência norte-americana, todavia contínuos erros brasileiros cederam oportunidades para os Estados Unidos. O placar apontava 18 a 13, Bernardinho colocou em quadra o estreante na Liga Mundial, Dante, e Marlon, entretanto imperou a garra dos norte-americanos que finalizaram o set em 25 a 21.
O 4º set manteve-se equilibrado como o anterior. Um disputadíssimo rali, com ótimas defesas de ambas as equipes, terminou como ponto para o Brasil: 10 a 7. A partir dessa vantagem o time de Bernardinho avançou no placar com certa facilidade, aproveitando-se dos erros e nervosismo adversário, e encerrou a quarta parcial com um ponto de bloqueio, 25 a 19, vitória do Brasil por 3 sets a 1. O oposto Theo foi o maior pontuador da partida, com incríveis 24 acertos.
Com essa vitória falta somente um ponto para o Brasil garantir sua classificação na fase final da Liga Mundial; além da segunda partida contra os norte-americanos, a Seleção Brasileira ainda tem dois jogos contra os poloneses, na Polônia, e só precisa vencer dois sets para conseguir a tão desejada vaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário