8 de julho de 2011

Copa América: Uruguai vs Chile

Após um jogo apático contra o Peru, o Uruguai enfrentou o Chile nesta sexta-feira (08/07), no estádio Malvinas Argentinas válido pelo Grupo C da Copa América. O Chile entrou em campo após uma importante vitória contra o México, enquanto o Uruguai era pressionado a demonstrar o bom futebol que encantou o mundo no Mundial da África ano passado, e confirmar seu favoritismo.

A escalação inicial das seleções nesta sexta-feira foi à seguinte:

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates, Cárceres; Pérez, Arévalo, Pereira; Forlán, Cavani, Luiz Suárez.

Chile: Claudio Bravo; Contreras, Ponce, Jara; Isla, Medel, Vidal, Beausejour; Jiménez, Suazo, Sanchéz.

O 1º tempo já começou nervoso, com uma falta do jogador Jara contra Cavani; o árbitro não marcou nada, e segue o jogo. Aos 3min do novamente outra falta contra o Uruguai: Forlán cobra de longe, e após muita confusão na pequena área a defesa chilena consegue afastar a bola no desespero.

O Uruguai mantinha seus atacantes o tempo todo no campo adversário, forçando a zaga do Chile a manter sua linha de defesa atada ao seu campo com 3 zagueiros. Nesse esquema, o Chile aproveitava-se dos contra-ataques, e aos 4min Suazo recebeu a bola justamente em um desses contra-ataques, mas o atacante não teve habilidade ao dominar e foi desarmado pela zaga uruguaia. Logo depois veio o primeiro cartão amarelo da partida, resultante de uma entrada dura de Pereira sobre Sánchez.

Aos 14min Forlán dominou a bola perto da grande área, chutando para Cavani que recebe na lateral, próximo ao gol; novamente confusão na grande área antes do Chile afastar o perigo. Os chilenos chegavam pouco a área adversária, e quando se aproximava da mesma faltava técnica para finalizar e abusava dos erros nos passes. Aos 19min, Luiz Suárez recebe ótimo passe de Cavani, chegando sozinho na frente do gol de Bravo, mas o atacante chuta para fora, perdendo a chance mais clara de abrir o placar até o momento.

Aos 20min Vidal chuta de longe, e apesar da precisão o tento passou por cima das traves de Muslera. Forlán a todo o momento retrocedia para ajudar na criação no meio campo, deixando Suárez e Cavani liberados mais à frente.

O Chile continuou cometendo erros, dando passes para lugares do campo onde não tinha jogadores seus, deixando o Uruguai recuperar a bola com facilidade. E em um desses erros de passes a Celeste rouba a bola com Cavani, Luiz Suárez domina na lateral e passa para Forlán que está na cara do gol. O atacante cabeceia fraco, e a defesa do Chile consegue salvar.

E com um jogo morno tecnicamente, só mesmo uma falta para esquentar o clima frio na Argentina: aos 29min a discussão se instaura após uma falta sobre Suárez. O árbitro demorou para acalmar os nervos dos jogadores. Após essa pausa, o Chile começou a tentar mais o gol, avançando a marcação. Aos 35min lance polêmico: Jiménez invade a área uruguaia e é derrubado pela defesa; os jogadores cobram pênalti, mas o árbitro nada marca. Nisso, uma discussão entre Jara e Suárez irrita o árbitro, resultando em cartão amarelo para ambos.

Tensão ligeiramente dissipada, o Chile novamente pressiona a Celeste em um lance inusitado: Forlán tenta afastar a bola e ao chutar a redonda bate em Isla, e vai direto para o gol, mas por sorte dos uruguaios acerta o travessão. Fim do primeiro tempo e tudo 0 a 0 A torcida presente no estádio tem que amargar um início de jogo tedioso, sem gols e com poucas jogadas de impacto.

Para o 2º tempo o técnico do Uruguai, Tabárez, tirou Cavani, que pouco fez no 1º tempo, e colocou Álvaro González. Mal havia recomeçado o jogo e o Chile assustou os uruguaios: Jiménez cara a cara com o gol chuta de letra, e o que seria um belo gol foi defendido por Muslera.

Photobucket

O Chile não deu descanso ao Uruguai nos primeiros minutos, e pressionou constantemente tentando chegar ao gol. Mas foi a Celeste que conseguiu concluir: aos 8min Suárez fez boa jogada na área pela esquerda, dando um passa limpo para Pereira, deixando-o sozinho. O meia não desperdiça a oportunidade e bate na saída, estufando as redes do gol de Bravo: 1 a 0 para o Uruguai.

Após o gol a Celeste ligou-se mais na partida, chegando com perigo a área adversária outra vezes. Aos 14min o técnico do Chile tirou Jara e colocou Valdívia, buscando uma reação. E veio precisamente de um passe do jogador do Palmeiras o primeiro gol chileno, marcado por Sanchéz aos 19min. Tudo empatado no estádio Malvinas Argentinas.

Aos 31min quase o segundo gol do Chile, Sanchéz na lateral cruza para Jiménez na cara do gol, que cabeceia, mas Muslera defende. A Celeste ainda sofreu duas tentativas de gol seguida do Chile. Aos 35min Sanchéz sofre falta de Lugano, o Chile cobra nas mãos de Muslera, que da rebote. Isla arrisca, porém Muslera novamente salva o gol uruguaio. E para o alívio da Celeste, que vinha sendo atacada continuamente nos minutos finais, o árbitro deu somente 2min de acréscimo. Soa apito final: 1x1 no placar.

Com esse resultado o Chile mantêm a liderança do Grupo C, com 4 pontos conquistados, seguido pelo Uruguai com 2. Peru e México se enfrentam ainda nesta sexta-feira, também no estádio Malvinas Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário