10 de julho de 2011

Final da Liga Mundial - Uma valiosa prata

Photobucket

Foram mais de quarenta dias de competição, onde as melhores seleções masculinas de vôlei do mundo se enfrentaram. E neste domingo (10/07) aconteceu à final da Liga Mundial 2011, outra grande disputa entre, literalmente, os melhores países do vôlei na atualidade: Brasil, o líder absoluto no ranking da FIVB, contra a Rússia, 2º colocada na classificação.

A Seleção Brasileira buscava o decacampeonato, oito dos nove títulos conquistados em apenas dez anos. A Rússia buscava vingar-se da última derrota sofrida para o Brasil na final da Liga Mundial 2010. Para isso apostava na ótima campanha que fez no decorrer da competição, tendo apenas um revés, contra a Bulgária. O time comandado por Bernardinho vinha de três derrotas, duas para os Estados Unidos e uma para a própria Rússia. E apesar do natural favoritismo, hoje não era o dia dos brasileiros. Num jogo longo, de muita força e decidido nos detalhes, que foi até o tie-break, os russos venceram e seu capitão Khtey ergueu o troféu da Liga Mundial, o segundo conquistado pelo país. As parciais foram de 23/25, 25/27, 25/23, 22/25 e 15/11. Uma resenha do jogo pode ser conferida no site da CBV.

Aos comandados por Bernardinho restou a merecida medalha de prata, que não diminuiu em nada o mérito brasileiro nesta competição, pelo contrário, a Seleção realizou uma ótima trajetória na Liga Mundial, mas o time da Rússia estava simplesmente fenomenal nesse torneio. E como o próprio Bernardinho diz, nenhum time é imbatível, sequer o Brasil. O terceiro lugar do pódio foi ocupado pela Polônia, que após vencer a Argentina por 3 sets a 0 garantiu a medalha de bronze para sua torcida, que lotou o ginásio Ergo Arena em cada partida realizada. Os poloneses vibraram muito na cerimônia de entrega das medalhas, assim como, obviamente, os russos. Coube aos jogadores brasileiros a expressão entristecida.

Photobucket

- Não é só o ouro que vale. É sempre muito ruim perder, mas isso não quer dizer que tudo que fizemos e o tanto que lutamos não deve ser valorizado. Fizemos uma grande final e desta vez a Rússia foi melhor. Foi o jogo mais emocionante do voleibol mundial nos últimos anos na minha opinião. Estou orgulhoso de todos pelo empenho - afirmou o capitão Giba, e acrescentou: - Quando acabou o jogo, o Serginho virou para nós e disse: ‘Não somos máquinas. Os outros também têm condições de vencer’. E é bem por aí. A Rússia mereceu. Em alguns momentos, ganhamos por detalhes, mas desta vez aconteceu o contrário.

Desde que Bernardinho assumiu como técnico da Seleção, nossos atletas não estão acostumados a perder. Mas 2011 é um ano cheio de competições, incluindo a Copa do Mundo no Japão, que garante vaga nas Olimpíadas de 2012. O sonho do decacampeonato foi adiado em um ano, mas nada preocupante para os torcedores desse time tão vencedor. A Seleção Brasileira tem muita habilidade e fôlego para conquistar o décimo título da Liga Mundial, o décimo primeiro, décimo segundo, décimo terceiro...Só resta esperar mais um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário