Na tentativa de ganhar posições na largada, Felipe Massa acabou sendo espremido pelos outros pilotos, deixando Nico Rosberg passar a frente, enquanto o brasileiro mantinha-se pressionando o piloto da Mercedes.
Na oitava volta Fernando Alonso entrou em uma curva, fechou Vettel e realizou a ultrapassagem, o alemão se desestabilizou e aumentou ainda mais a diferença para a Ferrari, perdendo ligeiramente o controle do carro ao tocar a roda na parte molhada da pista, e ficando 12s atrás do líder Hamilton, o primeiro deslize na corrida em que o alemão disputava em casa, contudo cujas habilidades ao volante não brilharam.
Heidfeld foi o primeiro desistente, tendo que abandonar a corrida após tentar ultrapassar Buemi, ambos tocaram pneus, mas o piloto Lotus levou a pior, saiu carro caiu do chão e foi para fora da pista. Fim de corrida para Heidfeld.
Na décima segunda volta às tentativas constantes de Massa e seu tempo melhor foi recompensado, e o piloto conseguiu passar Nico Rosberg, aproveitando-se de uma freada na saída de uma curva. Um erro de Hamilton diminuiu a diferença entre ele e o segundo colocado, Webber, deixando o australiano tomar à dianteira, mas o piloto da McLaren estava em um ótimo dia, e reconquistou o primeiro lugar logo depois. Nessa disputa entre Webber e Hamilton, quem tirou vantagem foi Alonso, que conseguiu diminuir a diferença de tempo que tinha entre os dois pilotos. Mais atrás Petrov segurava como podia sua oitava posição, sendo pressionado por Jenson Button, que vinha tendo um péssimo fim de semana.
Em torno da décima sexta volta os pilotos começaram a parar nos boxes.
Na volta dos boxes a competição entre os pilotos ficou acirrada, com o pelotão da frente voltando juntos para a disputa. Nisso Felipe Massa, que não havia parado, ultrapassou na saída dos boxes Webber, Hamilton e Vettel, angariando o primeiro lugar. Com os pneus em melhores condições Webber, Hamilton e Alonso voltaram às primeiras colocações, contudo o brasileiro conseguiu se manter em quarto. Vettel que vinha tendo dificuldades em ultrapassar, amargando um quinto lugar.
Barrichello na décima oitava volta foi forçado a abandonar a corrida, por problemas de vazamento no óleo. O piloto até tentou permanecer na disputa, contudo os mecânicos da Williams
Webber, Hamilton e Alonso realizaram um segundo pit stop, e as primeiras posições oscilaram entre esses três pilotos. Após um ótimo pit stop da Ferrari, na trigésima sexta volta Alonso liderava, seguido por Hamilton, que fazia seguidamente a volta mais rápida da corrida, fechando 1m35s117 na trigésima sexta.
Button, que vinha mais atrás lutando para se manter na sexta posição, teve que abandonar a prova novamente (em Silverstone o piloto já teve problemas com a roda), segundo os mecânicos da McLaren por problemas hidráulicos.
Com as voltas mais rápidas do circuito, Hamilton conseguiu diminuir a diferença entre Alonso até ultrapassar o espanhol. Na quadragésima terceira volta, Massa parou nos boxes, na saída Vettel encostou no brasileiro, esquentando a disputa pelo quarto lugar, contudo o alemão errou, atravessou uma chicane e teve que deixar a posição com o piloto da Ferrari, que conseguiu se segurar em quarto lugar.
Nas últimas oito voltas os primeiros colocados voltaram aos boxes para colocar os pneus duros obrigatórios. Vettel mantinha a pressão sobre Massa, ambos não haviam ainda realizado a troca para pneus duros. Há quatro voltas do final Webber liderava, contudo Hamilton tinha o melhor tempo, e quando o australiano parou para colocar os pneus duros, o piloto da McLaren tomou o primeiro lugar, e não saiu mais da dianteira. Há uma volta apenas da bandeirada final, Vettel e Massa foram aos boxes juntos, contudo a Ferrari perdeu tempo no pit stop, realizando a troca de pneus em 5s, fazendo Massa perder a posição para Vettel. Lá na frente Hamilton coroou sua incrível corrida, vencendo seu segundo GP na temporada, Alonso e Webber ocupam o segundo e terceiro lugar no pódio respectivamente. Desistiram da prova Vitantonio Liuzzi, Rubens Barrichello, Jenson Button e Nick Heidfeld.
A classificação final do GP da Alemanha ficou assim:
- Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s872
- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m34s626
- Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m34s468
- Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m51s983
- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m56s594
- Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s616
- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m39s290
- Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m37s688
- Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m37s426
- Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m37s295
- Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1m37s898
- Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m37s415
- Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m37s502
- Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m38s357
- Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m37s900
- Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m41s346
- Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m39s982
- Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth - 1m39s787
- Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m40s489
- Karun Chandhok (IND/Lotus-Renault) - 1m40s435
Nenhum comentário:
Postar um comentário