Os pilotos começaram com pneus intermediários devido água que havia acumulada na pista. Na largada, Sebastian Vettel superou Webber logo nos primeiros metros, tomando a dianteira da corrida, deixando seu companheiro de escuderia e Fernando Alonso brigando pela segunda posição. Hamilton surpreendeu a todos, saindo de uma décima posição para a quinta, ultrapassando inclusive Button e deixando-o em sexto lugar.
A Red Bull demonstrou que a mudança imposta pela FIA não seria um empecilho, ao menos não a princípio, e a escuderia dominou o início do GP da Inglaterra, com Vettel abrindo até 5,4s para Mark Webber, que era pressionado de perto por Alonso. Na disputa pela quarta posição, Hamilton tentava utilizar a asa móvel para ultrapassar Massa, que segurava a colocação até que foi impossível parar a ferocidade de Hamilton, que realizou a ultrapassagem.
Lá pela décima primeira volta os pilotos começaram a trocar seus pneus, para secos já que a pista não apresentava mais as poças d’água. Massa e Button realizaram uma intensa disputa pela quinta posição, quase tocando suas rodas. O britânico da McLaren aproveitou-se de uma curva para passar o brasileiro deixando-o em sexto.
E quem vinha realizando uma surpreendente corrida era Hamilton, que parecia decidido a fazer bonito no circuito de sua terra natal: com incrível habilidade o piloto ultrapassou Fernando Alonso, ficando 4,3s a frente de Mark Webber. Apesar de Vettel estar tranqüilo na primeira posição, atrás do alemão a disputa não parava. Na vigésima quarta volta, com a asa aberta, Alonso forçou o carro para cima de Hamilton, e munido dessa vantagem o espanhol conseguiu passar o carro da McLaren, reassumindo a terceira posição. Mais atrás Perez tentava buscar a ultrapassagem em cima de Rosberg, oitavo colocado. E um feio acidente com Di Resta e Buemi: o piloto da Force India emparelhou e encostou no pneu de Buemi, danificando a asa do carro da Toro Rosso e a borracha de sua roda, que se soltou completamente: o reboque teve que entrar em ação para tirar o carro da pista.
O pit stop da Ferrari melhorou muito nesta disputa, fazendo ótimos tempos nas paradas de seus pilotos. Vettel e Alonso na vigésima oitava volta foram para o pit stop na mesma hora, mas os mecânicos da RBR se complicaram na parada, fazendo o alemão perder tempo e deixando o espanhol sair na frente, tomando a primeira posição. Hamilton, que nada tinha a ver com o erro da Red Bull, aproveitou para também ultrapassar o piloto alemão, deixando o atual campeão apenas em terceiro lugar.
Contudo Vettel não vendeu sua posição barato, e com habilidade recuperou o tempo perdido e manteve-se colado na traseira do carro da McLaren. Na volta de número quarenta os líderes voltaram aos boxes, nisso Button, que estava em segundo, sofreu com mais um erro dos mecânicos: no pit stop não prenderam direito a roda dianteira do carro do britânico, e logo na saída dos boxes o pneu soltou, encerrando a corrida para o piloto da McLaren, que saiu cabisbaixo.
Na quadragésima quarta volta Webber, numa manobra espetacular, passou Hamilton com facilidade, guiando o carro por fora para ganhar a posição do piloto. Alonso mantinha-se firme na liderança, com largos 19,4s de vantagem para Vettel. E nem o companheirismo de equipe estava poupando o alemão do sufoco. No finalzinho, na qüinquagésima primeira volta, Webber quase ultrapassou Vettel, encostando na sua traseira, e se não fosse a equipe RBR “aconselhar” o australiano a manter sua posição, Webber teria terminado a corrida em segundo, tirando ainda mais pontos de Vettel.
Massa protagonizou o mesmo ataque com Hamilton, mas sem tanto sucesso, e em uma disputa roda a roda na reta final, o britânico levou a melhor, passando na bandeirada em quarto lugar, deixando Massa em quinto. A Ferrari confirmou a melhora em seus carros, com Fernando Alonso ganhando sua primeira corrida no ano. Vettel terminou em segundo e Webber fem terceiro. Apesar da derrota, Sebastian Vettel continua em primeiro na classificação da temporada, com 204 pontos, seguido por Webber com 124 e Alonso com 112. Button, Buemi, Kobayashi, Trulli e Kovalainen foram os desistentes na corrida.
Disputa entre Felipe Massa e Lewis Hamilton na reta final:
Apesar da boa atuação e do rendimento da Ferrari, Fernando Alonso ainda não pensa em título, e percebe que a vantagem de Vettel na tabela é significativa.
- Não penso em título agora, porque a diferença para Sebastian ainda é enorme. Precisamos aproveitar o fim de semana, não temos tempo para pensar em mais nada agora. Eu sabia que o carro tinha potencial para vencer. A partir de agora as coisas vão ser muito parecidas com esta corrida. Precisamos ser agressivos, porque a RBR ainda tem uma vantagem muito importante - declarou Alonso, confiante.
Já Mark Webber demonstrou intenso descontentamento com o apelo da sua escuderia para deixar Vettel em segundo lugar.
- Eu não estou bem com isso, não. Essa é a questão. Se Fernando abandonasse na última volta, estaríamos brigando para vencer - reclamou o australiano, que quase ultrapassou Vettel na reta final. Apesar disso a RBR não assume que tentou segurar Webber, e sim que temia que o próprio durante a disputa pela colocação com o alemão acabasse batendo no muro.
Classificação final do GP da Inglaterra:
- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h28min41s194
- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 16s511
- Mark Webber (AUS)/Red Bull) - a 16s947
- Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 28s986
- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 29s010
- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1min00s665
- Sergio Perez (MEX/Sauber) - a 1min05s590
- Nick Heidfeld (ALE/Renault) - a 1min15s542
- Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1min17s912
- Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 1min19s108
- Adrian Sutil (Force India) - a 1min19s712
- Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1min20s600
- Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a uma volta
- Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a uma volta
- Paul di Resta (ESC/Force India) - a uma volta
- Timo Glock (ALE/Virgin) - a duas voltas
- Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - a duas voltas
- Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - a duas voltas
- Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - a três voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário