29 de julho de 2011

Mundial Sub-20 - Brasil vs Egito

A Seleção Brasileira sub-20 entrou em campo na noite desta sexta-feira (29/07) para fazer sua estreia na Copa do Mundo, no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, na Colômbia, onde jogou contra a Seleção do Egito em partida válida pelo Grupo E da competição. Em uma disputa cheia de erros brasileiros, nervosismo, e uma intensa marcação egípcia, a partida terminou empatada em 1x1.

Photobucket

Escalação do Brasil: Gabriel, Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro (Dudu), Alan Patrick (Negueba) e Coutinho; Oscar e Willian (Henrique).

Escalação do Egito: Elshenawi (Awwad), Abdel Fatah, Tawfik, Hegazi e Ibrahim (Gomaa); Sobhy, El Neny, Gaber e Fathy; Hamdy e Salah.

Antes do primeiro minuto de partida um susto para os brasileiros: Danilo errou, deixou a bola sobrar para Salah, que quase abriu o placar. Contudo o Brasil se recuperou e iniciaram melhor na partida, pressionando mais os egípcios e criando várias oportunidades de perigo. Dominando em campo, o gol era apenas questão de tempo, até que aos 11min ele chegou: Coutinho bateu escanteio preciso, Danilo subiu e cabeceou, balançando a rede egípcia, 1x0 para a Seleção Brasileira.

Photobucket

Após o gol o Brasil acalmou um pouco o ritmo, enquanto o Egito passou a atacar, se infiltrando na defesa brasileira com facilidade e aproveitando a boa troca de passes entre seus jogadores, contudo sem conseguir finalizar. Em uma falha coletiva brasileira o Egito, após tantas tentativas , finalmente empata: a zaga verde e amarela deu aberturas, Gaber recebeu a bola e sozinho chutou, mandando a redonda para as redes brasileiras. 1x1 no placar. Depois de levar o gol a Seleção Brasileira desestabilizou, cometendo muitos erros em campo e não conseguindo passar pela defesa truncada dos egípcios. Quase aos 39min em cobrança de escanteio os brasileiros fizeram o segundo: a bola sobrou para Coutinho, a zaga do Egito deixou o jogador se movimentar na área, mas na hora do chute o atacante é desarmado.

Com o Egito melhor em campo e sufocando os brasileiros, a equipe verde e amarela teve que se desdobrar para encontrar espaços, acionando principalmente Oscar na criação e Coutinho, que não permanecia apenas no ataque, mas recuava para ajudar na marcação e a recuperar a bola.

Aos 44min lance polêmico, Coutinho cruzou para Willian José, que recebeu falta na área. Os brasileiros pedem pênalti, mas o árbitro não marcou nada e seguiu o jogo. Aos 46min outra boa chance de gol, dessa vez com Oscar, que recebeu cruzamento e chutou forte de primeira pela lateral. A bola passou rasteira pelo gol, mas foi para fora. Fim do primeiro tempo, 1x1 no estádio Metropolitano Roberto Meléndez.

O Egito foi para o segundo tempo com a mesma disposição que jogou o primeiro. Aos 2min a defesa brasileira vacilou, deixando Gaber finalizar, mas para a sorte dos brasileiros mandou para fora. O Brasil também pareceu mais animado na segunda etapa, oferecendo perigo aos 6min com Casemiro, que recebeu belo passe de Casemiro e chutou com força, mas Elshenawi, que realizou uma ótima partida, defendeu e mandou para escanteio. Aos 11min ótima jogada brasileira, Negueba recebeu passe, cruzou para Willian José que, já impedido, anotou o tento, sendo anulado logo depois.

Aos 14min foi a vez do capitão Bruno Uvini quase ampliar o placar. Após cobrança de falta de Oscar, o zagueiro cabeceia livre para o meio, mas nenhum outro jogador apareceu para concluir. A Seleção Brasileira conseguia prender mais a bola, aproveitando seu bom coletivo, contudo prosseguia errando muitos passes e finalizações. Os lances de maior perigo vinham dos escanteios e cobranças de falta, e a medida que o tempo passava os egípcios se fechavam mais em seu campo, procurando segurar o bom resultado.

Aos 27min Gaber tentou cavar pênalti em desarme de Bruno Uvini, mas o árbitro marcou certo e deu cartão amarelo por simulação para o egípcio. Aos 31min falta de Juan sobre Hamdy, Salah cobrou bem e mandou direto para o gol, para defesa firme de Gabriel. A partida ficou ainda mais truncada, com os brasileiros não conseguindo marcar os egípcios, e apelando às faltas para parar os adversários.

Aos 36min bom lance de Dudu pela esquerda, o meia cruzou para área, mas Eishenawi apareceu e segurou com firmeza a redonda. Aos 40min novo lance de perigo brasileiro, contra-ataque de Oscar, o meia passou para Negueba que cruzou para Henrique, na cara do gol. O atacante se estica para alcançar a bola e acidentalmente acerta o goleiro Eishenawi, que teve que sair do campo de maca.

O goleiro Awwad logo que entrou no lugar de Eishenawi já teve que realizar uma defesa, um chute forte de Henrique vindo pela lateral. O atacante participou novamente de boa jogada com Negueba, recebendo passe do flamenguista, porém o jogador pegou fraco na bola. Aos 47min é a vez do Egito oferecer perigo a meta de Gabriel, mas o goleiro saiu bem para salvar o Brasil. Soa o apito final e prossegue o empate entre as duas seleções, em uma disputa onde os brasileiros jogaram muito aquém do que o esperado para jovens tão talentosos, e onde o nervosismo imperou, fazendo com que a Seleção Brasileira sub-20 não atuasse com a desenvoltura que está acostumada.

Photobucket
(O meia Oscar foi um dos destaques do Brasil nesta sexta-feira, buscando e criando jogadas a todo instante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário