14 de agosto de 2011

Supercopa: Real Madrid x Barcelona (Ida)

Do lado merengue 8 títulos da Supercopa, o último conquistado em 2008 quando os ídolos Raúl e Guti ainda faziam parte da equipe de Madrid. Com um título a mais e um retrospecto melhor, os blaugranas acumulam 9 conquistas, sendo as últimas nas duas temporadas passadas. Neste domingo aconteceu o jogo de ida desses históricos rivais em partida válida pela Supercopa da Espanha.

O duelo, realizado no Santiago Bernabéu, foi bastante disputado, como um digno clássico entre dois rivais que protagonizam a elite do futebol mundial, com ambos os times partindo para o ataque e inúmeras faltas, algumas até que colocaram em dúvida a capacidade do árbitro em comandar a partida, provocando muitas reclamações dentro e fora de campo. Mas após o apito final, quem saiu melhor das quatro linhas foi o Barcelona, com o empate de 2 a 2 fora de casa, os culés vão para a decisão nesta próxima quarta-feira no Camp Nou, onde poderão buscar um empate e ainda assim conquistar seu décimo título da Supercopa.

Escalação do Real Madrid: Casillas; Ramos, Pepe, Carvalho, Marcelo; Xabi Alonso, Khedira (Callejón), Di María (Coentrão); Özil, Cristiano Ronaldo, Benzema (Higuaín).

Escalação do Barcelona: Valdés; Dani Alves, Mascherano, Abidal, Adriano (Piqué); Keita, Thiago (Villa), Iniesta; Alexis, Villa (Pedro) e Messi.

O time da casa já começou pressionando os blaugranas, tocando com perigo a bola na área e arriscando em um chute de Benzema com 1min de jogo apenas. A bola passou longe, mas demonstrou a atitude ofensiva do Real Madrid, e acuou os adversários.

Após a pressão inicial madrileña, o Barcelona conseguiu se reencontrar em campo para impor seu tiki-taka, priorizando a posse de bola como costumeiramente. Aos 8min aconteceu a primeira chance clara de gol pelo lado do real Madrid: Cristiano Ronaldo pela esquerda cruzou para Benzema na área, o francês saiu bem para cabecear, contudo Valdés estava atento e se esticou para salvar a meta blaugrana.

Aos 13min saiu o primeiro gol merengue, um belo passe dos pés o artilheiro da pré-temporada do time: Benzema na entrada da área com classe desviou da zaga e rolou para Özil, o jogador na cara do gol mandou para o fundo das redes, abrindo o marcador no Santiago Bernabéu: 1x0.

O Barcelona oferecia pouco perigo ao adversário, sem Xavi distribuindo as bolas, o meio de campo não conseguia desvencilhar da zaga merengue para chegar até o ataque. A dificuldade blaugrana fazia com que Messi se apagasse em campo, não produzindo nenhum lance de impacto até os primeiros 30min de jogo.

Porém a “Pulga” acordou. Aos 32min Messi lançou em profundidade para Villa, que imprimiu velocidade, mas já em posição adiantada, o bandeirinha anulou o lance. Quatro minutos depois veio o empate do Barcelona, um golaço de David Villa, que após receber passe de Messi, cortou para o meio e chutou no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro Casillas.
Photobucket

No finalzinho do primeiro tempo Benzema ainda teve boa chance, assim como Cristiano Ronaldo, que chutou uma bomba de longe, porém Valdés, em um dia inspirado, saiu bem para tirar. Apesar do Real Madrid estar melhor na partida, quem anotou o segundo foi o Barcelona. Aos 45min Messi roubou a bola de Pepe e chutou, ampliando o marcador: 2x1 e final do primeiro tempo.

O Barcelona iniciou o segundo tempo sufocando os merengues, chegando com perigo à área e não deixando a bola parar nos pés dos jogadores do Real Madrid. Aos 10min aconteceu a reação do time da casa, alegrando os madridistas que lotavam o estádio: cobrança de escanteio dos merengues, o Barcelona cortou mais deixou a bola sobrar. Pepe aproveitou e tocou para Xabi Alonso, que não perdeu tempo e mandou a bola no canto do gol de Valdés. Tudo empatado no Santiago Bernabéu, 2 a 2.

Photobucket

Com o empate o time de Madrid voltou a pressionar os blaugranas, adiantando Özil e Callejón subindo ainda mais para ajudar no ataque e tendo uma sequência boa de lances perigosos, especialmente vindos de Cristiano Ronaldo, porém o portuguê tinha dificuldades em finalizar. e superar a barreira que foi Valdés nesta partida. Com a entrada de Higuaín por Benzema nos últimos minutos o Real Madrid ainda teve fôlego para tentar a vitória, e seguiu na correria.

Aos 39min lance polêmico, Callejón cobrou falta e mandou direto para o gol. Valdés salvou a meta com um soco, contudo deu rebote, e apareceu Cristiano Ronaldo para tentar pegar a sobra. Porém Valdés esticou o braço e pegou na perna do português, que caiu no gramado reclamando pênalti. O árbitro não marcou nada para a irritação do time de Madrid.

Dois minutos depois outro lance duvidoso, desta vez para o Barcelona. Pedro na área é desarmado por Marcelo. O culé ficou no chão pedindo falta, porém, novamente, o árbitro mandou seguir a partida.

Com o placar a seu favor, e a decisão da Supercopa sendo levada para o Camp Nou na próxima quarta-feira, o Barcelona segurou a partida, diminuindo o ritmo ofensivo e aumentando ainda mais seu estilo de ficar tocando a bola. Sem espaços para criar e se deslocar, o Real Madrid não conseguiu a vitória, e a partida terminou favorável para o Barcelona: 2x2 no estádio Santiago Bernabéu. Com o empate o time merengue tem que buscar uma vitória ou um empate por três ou mais gols contra o rival em pleno Camp Nou. E uma das surpresas para a partida pode ser Cesc Fábregas, o meia vindo do Arsenal foi anunciado oficialmente como novo reforço do time blaugrana, confirmando os boates que dominaram a janela de transferências nesta temporada. Como esperado, Fábregas usará a camisa 4 da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário