25 de setembro de 2011

Vitória no GP de Cingapura deixa Vettel há um ponto do título

Photobucket

O Grande Prêmio de Cingapura aconteceu na manhã deste domingo, no circuito de Marina Bay. E, infelizmente, o resultado final não teve grandes surpresas em relação ao grid de largada. Sebastian Vettel largou na pole position, e disparou na dianteira, deixando seus colegas para trás e comandando a ponta com larga vantagem sobre Jenson Button, que conquistou uma posição em relação ao grid de largada e ficou em segundo. E o alemão da Red Bull manteve-se na liderança durante toda a corrida, não dando o gostinho do primeiro lugar para nenhum outro piloto.

Hamilton que não teve muita sorte na largada, com as Ferraris buscando a ultrapassagem, e Nico Rosberg passando a sua frente, o inglês caiu para a sétima posição e foi brigar por colocações com o veterano Schumacher. Massa aproveitou-se da má largada de Webber e Hamilton para conquistar uma posição, enquanto seu companheiro da Ferrari, Alonso, atacou bem e foi recompensado com a terceira colocação.

Hamilton e Massa, que já haviam se estranhado no treino classificatório, protagonizaram outro incidente durante o circuito, na décima segunda volta. O piloto da McLaren, ao tentar a ultrapassagem, acabou furando o pneu do brasileiro, que foi forçado a parar nos boxes para trocar o pneu. O inglês por sua vez também fez um pit stop para trocar seu bico que foi danificado. Lewis Hamilton acabou sendo punido com uma passagem pelos boxes, retornando em vigésimo. Bruno Senna também participou de um incidente, em uma disputa por colocações o bico da Lotus Renault do brasileiro foi danificado, e o piloto teve que parar para realizar a substituição, voltando a disputa lá nas últimas colocações.

Button e Alonso, que poderiam impedir o alemão da Red Bull de conquistar o título logo neste Grande Prêmio de Cingapura, mantinham-se na perseguição por Vettel, o piloto da McLaren em segundo, e o espanhol em terceiro. Com todo o pelotão da frente aderindo a estratégia de poupar pneus, a Ferrari mostrou deficiência e teve que mandar seus dois pilotos para os boxes antes de seus companheiros.

O duelo entre Schumacher, Perez e Rosberg por posições acabou mal para o hepcampeão da categoria na volta de número trinta. O alemão da Mercedes bateu na roda de Perez e foi parar de frente com o muro, sem condições para o carro de Schumacher continuar a corrida, mas ao piloto nada aconteceu. Após o acidente, foi a vez do Safety Car dar o ar de sua graça no circuito de Cingapura.

Na saída do Safety Car as posições continuaram as mesmas, com Vettel, Button e Alonso no trio que subiria ao pódio. Enquanto isso, Hamilton batalhava para conquistar posições, Sutil foi sua primeira vítima, na trigésima oitava volta, e logo depois foi à vez de Rosberg perder seu sexto lugar para o inglês da McLaren.

Sem maiores alterações nas posições, Mark Webber e Fernando Alonso disputaram o último lugar no pódio, Vettel e Button segurando com tranquilidade suas primeiras colocações. Para finalizar a corrida com um pouco de emoção, Alguersuari, na volta de número sessenta, bateu no muro ao fazer a curva, tendo que abandonar a corrida. Sessenta e uma voltas completadas, e a bandeirada final deixou Sebastian Vettel praticamente com o título do mundial em mãos, faltando apenas um ponto para o alemão conquistar seu bicampeonato. O único piloto que pode impedir isso é Jenson Button, que em segundo lugar na classificação geral do campeonato teria chances remotas de tirar o título de Vettel. Algo com chances mais que mínimas de acontecer. Não tem jeito mesmo, o segundo lugar de Button no GP de Cingapura somente atrasou o inevitável.

Classificação final do Grande Prêmio de Cingapura:


1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 61 voltas em 1h59m06s537
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1s737
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 29s279
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 55s449
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m07s766
6 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m51s067
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
9 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
10 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
13 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 2 voltas
15 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 2 voltas
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 2 voltas
18 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
20 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
21 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 5 voltas

Abandonaram:
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 14 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 33 voltas
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 52 voltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário