26 de novembro de 2011

Dortmund vence clássico e assume a liderança da Bundesliga

Borussia Dortmund e Schalke 04 protagonizam o maior clássico do futebol alemão, batizado como derby do Vale do Ruhr, e coloca frente a frente duas das maiores torcidas germânicas. A disputa movimentou o cenário da Bundesliga nesta 14ª rodada, não somente pela antiga rivalidade entre os times que é cheia de história, mas também por ambos serem adversários diretos pelas primeiras posições do Campeonato Alemão. No último encontro entre os rivais, o Schalke 04 levou a melhor, levando a Supercopa da Alemanha sobre os Amarelos nos penaltis. Neste sábado (26/11), o Dortmund veio embalado para o jogo após a vitória sobre o Bayern de Munique na rodada anterior, aproveitou o mando de campo e venceu os Azuis Reais por 2 a 0, assumindo a ponta da Bundesliga até o momento com 29 pontos. O Schalke 04 segue em quarto lugar, na zona para a Liga dos Campeões, com 25 pontos.
Photobucket
(O Schalke 04 não conseguiu impor seu jogo e deixou escapar a chance de subir na tabela)

Os donos da casa iniciaram melhor a disputa, pressionando o Schalke 04 e mantendo maior posse de bola. Aos 6min Unerstall já teve que fazer a primeira defesa da disputa após um chute de Kuba, que pegou meio sem ângulo, mas ainda assim ofereceu perigo. Depois deste lance, o goleiro dos Azuis Reais teve que trabalhar em várias outras oportunidades, até que a superioridade do Dortmund concretizou-se aos 16min: cobrança de falta para os Amarelos, Lewandowski subiu e de cabeça e anotou o primeiro para sua equipe. 1 a 0 para o Borussia Dortmund.

Com dificuldade em armar jogadas e manter a bola nos pés, o Schalke não conseguia ter nenhuma jogada de perigo no decorrer da disputa, e o domínio do Dortmund só aumentava. Aos 28min outra ótima chance dos donos da casa, mas Matip conseguiu salvar na linha do gol um tento praticamente feito de Götze. Os Azuis Reais só foram chegar com perigo aos 37min, em uma jogada coletiva que terminou em tentativa de cruzamento de Draxler para Raúl, mas Weidenfeller saiu bem para pegar. Os Amarelos ainda tiveram boas chances de marcar novamente, mas o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para os donos da casa.


O Schalke voltou melhor do intervalo, e uma falta sobre Baumjohann deu a primeira bola parada do segundo tempo. Holtby chegou com perigo aos 7min, o meia carregou a bola pela lateral e chutou, mas a redonda parou no lado de fora das redes. O Dortmund seguia bem no jogo, como em um chute de Götze aos 15min, que forçou Unnestall a sair para defender com as pernas. Pouco tempo depois saiu o segundo gol dos donos da casa: pressão dos Amarelos defendeu um chute de Barrios na cara do gol, mas deu rebote. Santana não desperdiçou a chance, e aproveitou a oportunidade para marcar o seu. 2 a 0 para o Borussia Dortmund, que vencia o Schalke em casa.

Os ânimos esquentaram depois de uma falta de Uchida sobre Götze, e uma discussão em campo começou, acabando com cartão amarelo para o jogador dos Azuis Reais. Com a vantagem de dois gols, os Amarelos fecharam-se mais em campo e a partida ficou mais truncada em consequência das faltas constantes. Os minutos finais da disputa foram de intensa correria, o Dortmund ainda teve fôlego para anotar o terceiro, enquanto o Schalke tentava encontrar espaços para chegar a frente, mas continuou tendo poucas oportunidades de gol. O time de Gelsenkirchen manteve-se apagado durante toda a disputa, e seus principais jogadores pouco conseguiram impor em campo. O resultado foi a vitória consistente dos rivais por 2 a 0, deixando o Borussia Dortmund na liderança do campeonato, ao menos até a partida entre Mainz e Bayern de Munique, onde os bávaros tem a oportunidade de retomar a dianteira da tabela.

Ficha da Partida: Borussia Dortmund 2 x 0 Schalke

Local: Estádio Westfalenstadion, Dortmund
Data: 26 de novembro de 2011
Cartões amarelos:
Kehl (Borussia Dortmund); Uchida, Jones, Papadopoulos, Matip (Schalke 04)
Gols:
1-0 Lewandowski 16’, 2-0 Santana 15’’

Borussia Dortmund: Weidenfeller; Piszczek, Felipe Santana, Hummels, Schmelzer; Leitner, Kehl - Blaszczykowski (Großkreutz), Lewandowski, Götze (Owomoyela); Barrios (Kagawa). Técnico: Jurgen Klopp

Schalke 04: Unnerstall; Uchida, Papadopoulos, Matip, Fuchs; Jones, Holtby (Jurado); Baumjohann (Marica), Raúl, Draxler (Pukki); Huntelaar. Técnico: Hubb Stevens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário