27 de setembro de 2011

No dia em que Kaká brilhou, Real Madrid vence o Ajax pela Liga dos Campeões

Photobucket

Segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e o Real Madrid recebeu no estádio Santiago Bernabéu o Ajax, da Holanda, um de seus adversários pela chave D da competição. O time visitante assustou a torcida madridista no comecinho, mas passado os primeiros minutos de disputa o bom jogo coletivo desenvolvido pelos merengues nesta temporada apareceu, e o Ajax não foi capaz de conter Cristiano Ronaldo, Kaká e Benzema que, nesta ordem, marcaram os gols da vitória dos donos da casa por 3 a 0. Com este resultado, o Real Madrid é o líder do Grupo D, com 6 pontos conquistados, seguido pelo Lyon que tem quatro.

E o meia brasileiro foi um dos destaques da partida. Com participação nos três gols anotados, e outras chances de balançar as redes, Kaká arrancou aplausos da torcida merengue, que volta a acreditar que uma das maiores estrelas do time pode ser peça fundamental para a campanha do Real Madrid rumo ao décimo título da Liga dos Campeões.

O cronômetro sequer tinha marcado um minuto de partida e Eriksen fez Casillas sujar seu uniforme. Com liberdade, o jogador do Ajax disparou no canto da meta merengue, forçando o capitão adversário a fazer a primeira defesa do jogo. E a pressão não parou neste lance de Eriksen, o Ajax deu um cansaço no Real Madrid nos primeiros minutos, chegando constantemente com perigo ao campo adversário. Os donos da casa tiveram a primeira boa chance aos 7min, quando Kaká recebeu bola na área após jogada coletiva, contudo o meia não conseguiu dominar e a defesa desarmou.

Aos 16min arrancada do time merengue, que chegou com velocidade ao ataque com Khedira pela direita. O português cruzou para Benzema, na área, que chutou livre, contudo para fora, para o desespero dos torcedores que lotavam o Santiago Bernabéu.

A organização do Ajax conseguiu parar a ofensividade merengue, mas não por muito tempo. Aos 21min, Xabi Alonso lançou para Cristiano Ronaldo, que tentou desviar do goleiro para mandar as redes, porém Vermeer saiu bem e desarmou o português. Khedira tentou aproveitar o rebote, e novamente o goleiro do Ajax salvou a equipe. Logo depois Benzema teve outra oportunidade, na área o camisa 9 chutou cruzado, a redonda passou próximo as traves, contudo caprichosamente saiu para fora.

Até que aos 24min o camisa 7 merengue cansou das tentativas sem finalização e arrancou os aplausos da torcida: contra-ataque do Real Madrid, que em uma bela troca de passes percorreu todo o campo adversário até chegar ao gol. Özil tocou para Benzema que aparecia pela direita, o francês bateu de primeira para Cristiano Ronaldo que recebeu rasteiro e, na cara do goleiro, chutou de direita para abrir o marcador. Sem chances para Vermeer que viu o Real Madrid fazer 1 a 0 contra seu time.

E já que o placar havia sido inaugurado, os merengues só pensavam em ampliá-lo, e se o goleiro Vermeer não tivesse defendido um chutaço a distancia de Özil, quase que seria o segundo dos brancos. O Ajax seguia tentando o empate, mas sem ter tanto sucesso para chegar ao ataque como havia tido nos primeiros minutos. Pelo lado dos holandeses, Sigthorsson era o que aparecia melhor em campo para incomodar a defesa. Já nos minutos finais do primeiro tempo, Janssen aproveitou uma desatenção da zaga merengue que deixou sobra, e tentou finalizar, mas a redonda não estava a favor dos holandeses, e só deu escanteio para o Ajax.

Aos 41min veio o segundo dos donos da casa, e dos pés de um jogador que só necessitava de um gol na Liga dos Campeões para confirmar sua boa sequência de partidas. Cristiano Ronaldo passou para Kaká, que na entrada da área dominou para bater de esquerda, mandando direto para o fundo das redes, sem chances para Vermeer defender. 2 a 0 no Santiago Bernabéu, e festa da torcida branca, especialmente do brasileiro. Apito final e vitória parcial dos donos da casa no fim do primeiro tempo.

Bola no meio do campo e inicia o segundo tempo. E bastou somente três minutos para Benzema deixar sua marca na partida também. Arbeloa subiu em velocidade pela esquerda, abriu para Kaká que invadiu a área e deu passe preciso para o francês, que saiu na livre na cara do gol para empurrar a redonda para o fundo das redes. 3 a 0 para o Real Madrid, que dificultava cada vez mais a situação do Ajax.

Os holandeses buscavam diminuir a desvantagem de qualquer modo. De Jong mandou uma bomba de longe para Casillas defender. Logo depois foi a vez de Eriksen assustar a torcida, o meia apareceu na entrada da área e pegou de pé esquerdo para soltar uma bomba a meta de Casillas. O lance foi bom, mas a bola parou no lado de fora da rede.

O meia brasileiro do Real Madrid que estava realmente em um dia inspirado. Aos 20min, após receber passe de Özil na entrada da área, Kaká bateu de primeira para a redonda passar raspando pela trave, quase o segundo gol do brasileiro para coroar ainda mais sua ótima partida. Contudo a torcida madridista não precisava de mais um tento para aplaudir, e muito, Kaká quando ele foi substituído por Di María logo depois.

Aos 27min ótimo ataque dos holandeses, Van der Wiel recebeu livre pela direita, mas o jogador ao tentar limpar a jogada perdeu tempo, e com isso a zaga se armou e conseguiu desviar seu chute. Siegthorsson ainda conseguiu recuperar, porém o árbitro auxiliar levantou a bandeirinha, deixando o jogador impedido, para o desespero dos holandeses.

O Ajax mantinha maior posse de bola, tentava criar jogadas para chegar com perigo ao ataque, porém com o placar a seu favor os merengues se recolheram mais para seu campo. Faltando nove minutos para o fim do tempo regulamentar, Vertonghen subiu em velocidade, entrou na área e chutou para a meta. A bola saiu pela esquerda, para fora, apesar de Casillas ter caído bem no lance. Novamente o zagueiro holandês teve outra oportunidade de marcar o primeiro para o Ajax: após cobrança de falta, Vertonghen cabeceou bem, forçando o capitão do Real Madrid a se esticar para espalmar e mandar para longe o perigo.

Aos 38min um estreiante em campo, Karanka ingressou Hamit Altintop no lugar de Özil. O turco-alemão foi contratado pelo clube merengue esta temporada, e por motivos de lesão não pode jogar antes. Os minutos finais foram de pressão do Ajax, contudo o time da casa conseguiu segurar a importante vitória, e ao apito final do árbitro o placar era o mesmo: 3 a 0 para o Real Madrid, que começa esta Liga dos Campeões com o pé direito em busca do décimo título.

Ficha da Partida:
Real Madrid 3 x 0 Ajax

Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madrid
Data: 27 de setembro de 2011
Gols: 1-0 Cristiano Ronaldo 25', 2-0 Kaká 41', 3-0 Benzema 3'',

Real Madrid: Iker Casillas; Sergio Ramos, Varane, Ricardo Carvalho, Arbeloa; Xabi Alonso, Khedira; Özil, Kaká (Di María), Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Assistente do técnico: Aitor Karanka

Ajax: Vermeer; Van der Wiel, Alderweireld, Vertonghen, Anita; DeJong, Eriksen, Janssen; Sulejmani, Sigthorsson, Boerrigte. Técnico: Frank de Boer

Nenhum comentário:

Postar um comentário